Olha Terraria aqui no blog de novo! Ainda estou com vídeos do canal para postar aqui, porém o foco dessa postagem será mostrar para vocês em detalhes um projeto que montei no Terraria, que é uma junção de farm de almas com farm de pesca de Corrupção, Carmim e Consagração.

Este projeto foi inspirado em dois vídeos, um de uma farm de pesca universal, que é possível pescar peixes da superfície e do subterrâneo de todos os biomas (só não atende o Céu, o Oceano e o Submundo, que têm alguns peixes apenas dessas áreas); e um vídeo de farm de almas a prova de ataque de mímicos.

A farm que montei foi feita para não precisar trocar blocos na hora de escolher qual alma você quer coletar e também quis aproveitar para transformar em local de pesca, já que seria uma área mais tranquila e você poderia ficar coletando almas e drops enquanto pesca. O maior foco são nos peixes de biomas corruptíveis (que dependem só do bioma e não da altura para serem pescados), apesar de ser possível pescar peixes das cavernas e da selva se colocar uma selva artificial na área para aumentar a taxa de spawn.

NOTA: Essa farm só poderá ser montada pós Skeletron, já que precisa da mecânica para obter os fios e atuadores. A parte ligada à Consagração, o bioma maligno que não está no seu mundo e as almas em si você só terá acesso após o início do Hardmode, mas nada impede de adiantar a farm ou pegar os blocos em outro mundo (é até indicado montá-la no pré-hardmode, já que no hardmode os monstros estarão mais fortes).

Versão em vídeo:

Materiais

> 300 blocos de pedra negra (Corrupção);
> 300 blocos de pedra carmim (Carmim);
> 125 blocos de pedra-pérola (Consagração);
> 12 paredes para representar Corrupção, 12 paredes para representar Carmim, 12 paredes para representar Consagração e 8 para representar área nula (opcional);
> 25 blocos de pedra normal;
> 1 Temporizador de 5 segundos;
> 1 Plataforma de pressão verde-azulada;
> 1 Armadilha com dardos;
> 32 plataformas;
> 2 ralos (opcional);
> Vários blocos, de preferência resistentes a explosão (blocos de masmorra são uma opção);
> Alguns baldes de lava;
>Alguns baldes de lava;
> Alguns fios, atuadores e ferramentas próprias para colocá-los;
> Muitas bombas;
> Cordas (para medição).

Montagem

Primeiro vá para o nível das cavernas. Caso não tenha o sensor de profundidade, dará para identificar quando o plano de fundo deixar de ser de terra e passar a ser de pedra, como mostrado na imagem abaixo (pode variar dependendo do bioma que você estiver).

Coloque um bloco de marcação para determinar o centro superior da parte principal da farm. Após isso, inicie a colocação dos blocos de masmorra, com 88 em cada lado.

Ao chegar em um dos extremos, desça uma parede de 100 blocos.

Feche o retângulo colocando mais uma fileira logo abaixo. Lembre-se que a parte interna deverá ter 100 blocos de altura e 175 de largura.

Como estamos lidando com uma farm com blocos que contaminam outros blocos, é importante que você deixe um buraco cercando a farm com 2 ou 3 de largura, por isso montei ela toda pela parte externa. Fazer uma parede mais grossa preservando a área interna também é uma opção.

Usando bombas e/ou dinamites, destrua todos os blocos da área interna do retângulo. Cuidado pra não se explodir.

Vamos adiantar a parte dos biomas. Coloque no lado esquerdo três fileiras de pedra negra e três fileiras de pedra carmim. IMPORTANTE: Os blocos de pedra negra deverão ficar na faixa da esquerda (mais distante do centro da farm) pois a Corrupção se sobressai ao Carmim na detecção de biomas. Se deixar o contrário, o Carmim não será detectado.

Coloque os blocos de pérola no outro lado, com três fileiras também. Não chegará ao fim da farm (já que são 125 blocos e não 300 como os outros), então, para evitar spawn de monstros, comece a colocar a partir do topo dar farm.

Para ter paz nas próximas etapas da construção, coloque lava no chão da farm.

Volte para a marcação no centro superior da farm e desça 50 cordas a baixo da marcação.

Vá para o final das cordas e coloque um bloco central. Adicionem em cada lado 13 plataformas à esquerda e 13 à direita, logo em seguida monte uma base a 7 blocos do chão.

Acima da base, suba em ambos os lados uma parede até a parte superior da farm. Já pode retirar as cordas. Na parte superior da farm, coloque uma fileira de blocos de pedra 4 blocos abaixo do limite da farm.

Posicione as paredes dos biomas como na imagem abaixo. Para saber se está tudo certo, o plano de fundo deverá mudar de acordo com a parede que você estiver posicionado.

Coloque blocos de marcação 5 blocos de distância do centro.

Posicione sobre o bloco direito uma placa de pressão que detecte projéteis e do lado direito coloque uma plataforma abaixo, troque o bloco por um temporizador de 5 segundos e coloque uma armadilha de dardos apontada pra placa de pressão. (DICA: Para girar tanto a placa quanto a armadilha, use o martelo)

Montando a área de pesca, coloque mais duas plataformas em cada lado e monte um “caixote”, com 10 de profundidade e 31 de largura. Os ralos são opcionais, a função deles é para saber que a água atingiu o nível ideal (se vazar enquanto enche, não esqueça de tirar as obsidianas lá em baixo).

Monte o começo do circuito como abaixo:

E na parte superior cruze os fios nos blocos de pedra e coloque atuadores como na imagem abaixo.

Com tudo isso feito, basta ligar o temporizador lá em baixo, colocar lava dentro da farm e se posicionar de acordo com o bioma que desejar e a farm está pronta.

Para melhorar a farm, use um anão de jardim para melhorar a sorte, vela d’água e blocos de lama com grama da selva para aumentar o spawn, deixe um bom meio para entrar na farm (transportador é o melhor método) e, apesar de totalmente opcional, decore a farm como quiser.