Esse é um post especial com vídeo e texto. O conteúdo do vídeo é o dito no texto logo abaixo. Fiz esse post nesse formato para poder ser lido sem precisar depender totalmente do vídeo, já que umas pessoas não podem assistir vídeo no celular em algumas situações.
Se for assistir o vídeo, não precisa ler o texto, entendido? Espero que gostem 😉

Introdução

A Mansão é um jogo de RPG Maker XP criado em 2011 por um brasileiro conhecido na comunidade como Will. Esse jogo possui fortes inspirações em Resident Evil e Silent Hill; e possui 10 finais, que serão definidos de acordo com suas escolhas ao longo do game.

Eu já trouxe uma gameplay desse jogo aqui no canal e eu aconselho a assistir ela antes desse vídeo, já que terão vários spoilers.

Assiste lá e depois vem ver esse vídeo, beleza?

Os Pontos de Trevas

No jogo existe um sistema de Carma ou “Pontos de Trevas”, que definirão a personalidade do protagonista. Você começa com zero e quanto mais atitudes ruins você toma, mais Pontos de Trevas você acumula e isso impactará em que tipo de final você vai pegar.

Há sete situações que definirão se você receberá ou não pontos de trevas:

1. Ir com Cibele até o banheiro.

1. Deixar ela ir sozinha.

2. Falar a verdade para Matterson sobre a morte de Kátia.

2. Mentir pra ele ou se recusar a acompanhá-lo.

3. Dizer “tem um monstro atrás de mim”

3. Escolher FUGIR

4. Deixar quieto os túmulos ao lado da cabaninha.

4. Escavar os túmulos.

5. Deixar Lúcia viva no final

5. Matar a Lúcia.

6. Salvar menos de 18 vezes

6. Salvar 18 vezes ou mais

7. Pegar o Amuleto do Caos

7. Não pegar o Amuleto

Apenas essas coisas já definem como será o final, apesar de algumas outras serem bem úteis para terminar o jogo mais fácil, como, encontrar o taco de baseball, algumas munições ou itens de cura, conseguir o revólver, pegar as 4 cartas para conseguir o Amuleto do Caos e ter consigo o líquido azul na batalha final, pois esse recupera todos os seus pontos e é um item de cura bem útil.

Enfim, para facilitar o entendimento de como conseguir cada um dos finais, vou explicar dizendo a quantidade de Pontos de Trevas, e algumas circunstâncias obrigatórias. Pode ser que ações diferentes levem para o mesmo final e eu tenha deixado algum passar, mas é por que eu fiquei o dia todo rejogando o jogo e tentando entender a lógica dele e… Pode ser que eu tenha bugado a Matrix em alguns, sabe…

Bom, chega de enrolação, bora pros finais!

A vitória do mal

Começando com o pior de todos e depois ir seguindo para o melhor.

Para fazer o pior de todos os finais é bem simples: Seja um vacilão como se estivesse fazendo a rota genocida de Undertale.

Acumule de cinco a sete pontos de trevas, vá até o segundo andar, desça o buraco para a caverna, saia da mansão e veja a desgraça acontecer. E nesse caso o que você escolher no diálogo não faz diferença, então é isso.

O protagonista se sente aliviado por ter saído da mansão, porém num segundo ele se lembra que estava esquecendo alguma coisa. De repente ele escuta uma risada maligna. O demônio entra em seu corpo, o protagonista tenta lutar contra isso, mas o demônio diz que pelas ações ruins do protagonista, não foi difícil entrar no corpo dele e que o dífícil é entrar, mas controlá-lo não é nada.

Com isso, o Demônio possui o corpo do protagonista e seguirá fazendo o massacre na mansão.

Esperanças cortadas

Para esse final, você terá que ter três ou quatro pontos de trevas, detalhe que pro caso dos três pontos você tem que ter matado a Lúcia. A única diferença das versões desse final em relação aos pontos será o local que o evento acontece e a mensagem do autor no final.

Seguindo pela floresta, a princípio parecia que o protagonista estaria livre, porém o monstro parecido com uma garota com o cabelo sobre o rosto aparece afrente dele. Ele tenta escapar dela, mas em vão, então é morto por ela.

Visão horripilante

Esse final é a variável do anterior, só que com a Lúcia viva, e nesse caso apenas com três pontos ele acontece. A mensagem dele tem mais lógica se você tiver cavado os túmulos ao lado da cabaninha atrás da mansão. Esse foi um pequeno bug que descobri durante a gameplay dos finais por que para fazer esse eu não tinha cavado os túmulos mesmo assim apareceu essa mensagem.

A diferença desse final para o anterior é logo após o protagonista morrer Lúcia encontrar o corpo dele.

Vingança/Perdão

Esses dois finais você irá conseguir com dois pontos de carma e um deles deve ser por você ter matado a Lúcia. A variação desses dois finais são pela resposta que o jogador escolhe nessa cena. Vou deixar rodar as duas escolhas.

Através de uns arbustos no caminho do protagonista, aparece um fantasma de Lúcia. Ela se aproxima dele e antes que o protagonista pudesse fazer algo, ele é atingindo com um golpe fatal que o faz sangrar até a morte. Dependendo da resposta do protagonista, a Lúcia ou irá o dar uma morte imediata destruindo o seu rosto, ou ela irá o perdoar e pedir desculpas por tê-lo matado.

Seu babaca!

Assim como o final anterior, você obtém esse com dois pontos de trevas, e as variáveis dessa cena dependem da sua resposta no diálogo. Para pegar esse final, você deve ter os dois pontos, a Lúcia tem que estar viva, e você deve escolher a opção “Ok, mas eu vou sozinho”.

O protagonista encontra Lúcia em se caminho, mas se recusa a voltar pra casa com ela. Lúcia ficará chateada, mas voltará para a cidade logo atrás dele. Esse final é considerado ruim, pois, apesar do protagonista sair vivo, ele termina sozinho.

Fugindo juntos

Esse final é a variável do anterior. Você acumula dois pontos de trevas, deixa a Lúcia viva e quando conversar com ela escolhe a opção “Eu te acompanho”, assim vocês vão seguir o caminho para a cidade juntos.

O protagonista após encontrar Lúcia, a acompanha pela floresta até a cidade, porém, o que eles não esperavam é que a “Samara” apareceria logo atrás deles e os mataria.

Conversa civilizada

Avançamos mais um pouco nesse caminho da floresta! Para esse final, você terá que ter um ponto de trevas que é JUSTAMENTE por que você não pegou o amuleto do caos. Seguindo por todos os pontos da floresta que ocorreriam os finais anteriores, você chega num ponto em que o protagonista diz que está perto da cidade e que pode salvar o progresso ali. Você escolhe se salva ou não, o ponto é: Assim que ele dá mais um passo a Samara aparece e para obter esse final, além das exigências anteriores, você deve escolher conversar. Não fugir.

O protagonista está cansado de fugir desse monstro! Em todos os momentos que ele tem a oportunidade de fugir, ele escolhe conversar. A criatura se aproxima aos poucos, até que ela diz:

– Me… Dê…

– D-Dar o quê?

– SUA VIDA!

– NÃO!!!

Logo em seguida o protagonista é morto e com isso nas notas finais o criador do jogo diz “não barganhe com um monstro caso não tenha algo para dar em troca”

Isso foi… Estranho

Para esse final, você deverá ter zero ou um ponto de trevas. O importante é que você tenha o Amuleto do Caos, que você irá encontrar seguindo pela passagem na biblioteca que anteriormente estava bloqueada.

Após pegar o amuleto, ir embora e encontrar a Samara, escolha conversar. Dessa vez ela irá querer algo mais interessante que sua vida.

Após escolher conversar ao invés de fugir, o monstro pegará o amuleto do caos e em troca dará uma de quatro fotos pro protagonista. Essas fotos são aleatórias, mas se o jogador tiver salvo antes de conversar com a “Samara”, dará para ver todas.

Tão perto!

Com zero ou um ponto de trevas, escolha fugir da Samara! Esse final você irá conseguir toda vez que ela te pegar e será o seu final definitivo, caso você não tenha salvado quando o protagonista falou para fazer isso.

Protagonista morre. É isso =P

O último sobrevivente

Para esse final, o único ponto de trevas que você deve obter é de ter matado a Lúcia. Após todo o caminho da floresta, salve no último savepoint e consiga fugir da Samara, assim, você terá a cena desse primeiro final bom.

O protagonista foge do monstro até chegar na estrada. Ele corre e de repente aparece um carro, que aparentemente pegou o protagonista e o monstro. O protagonista acorda no hospital sem uma perna e o médico diz a ele que ele era a única pessoa envolvida no acidente.

O protagonista após isso, tem uma vida tranquila, apesar de ter perdido a perna, porém, enquanto isso na mansão, o Demônio encontrou uma pessoa para possuir o corpo e assim continuar matando as pessoas que entram na mansão.

Está tudo bem

Para esse segundo final bom, tenha apenas um ponto de trevas e deixe a Lúcia viva na batalha final com o demônio. Consiga escapar da Samara e enfim teremos essa cena.

A cena desse final é similar à do anterior, porém, quando o protagonista está no hospital, a Lúcia aparece e ela o dá um beijo pelo protagonista tê-la salvado da mansão. O médico pensa que ela é sua namorada e o protagonista, talvez um pouco confuso com isso tudo, aceita a situação e com isso eles passam o resto da vida deles juntos, com Lúcia cuidando do protagonista, já que nesse final ele também perde a perna.

Na última cena desse final, o demônio também se reergue.

Hora de acabar com isso

Enfim, ESSE é o melhor final de todos! Para consegui-lo, faça TODAS as ações positivas, derrote o demônio sem matar a Lúcia, pegue o amuleto do caos, escape da Samara e aprecie a cena!

Na cena desse final, a diferença pro final anterior da Lúcia viva é o fato do protagonista não ter perdido a perna no acidente. Após ele ter se recuperado no hospital, o protagonista volta à mansão e coloca fogo no local, destruindo o único lugar onde o Demônio poderia se reerger novamente.

E assim tudo termina bem.

Conclusão

Bem, esses foram todos os finais de A Mansão. Eu decidi trazê-los nesse formato por que para fazê-los teria que jogar várias vezes e também nunca encontrei um vídeo focado em trazer todos os finais desse jogo, então achei interessante trazer sem ser tão focado na série e pra mostrar quem já jogou ou assistiu gameplays como são os outros finais assim, organizadinho.

Bom, espero que tenham gostado. Até mais =D